07 maio 2006



Louise com sua obra Fillette, fotografada por Robert Mapplethorpe em 1968


Louise Bourgeois, artista plástica francesa, freqüentou o ateliê de Fernand Léger em Paris ao final dos anos 30. Foi Léger quem revelou a escultora latente na tímida estudante de pintura. Louise encontrou nessa arte o meio de exorcizar a carga dramática e nunca superada de sua infância.

Seus conflitos familiares em torno da figura do pai - que trouxe a amante para viver com a família a pretexto de oferecer às crianças aulas de inglês - seus impulsos agressivos e destrutivos, seu medo e ressentimento e sua análise racional do ambiente e dos fatos estão presentes em quase todas as obras, muitas vezes explicitamente sexuais e fetichistas, embora a autora negue essa intenção.


Destruição do pai/Reconstrução do pai é uma compilação de escritos e entrevistas realizados entre 1923 e 1997 - alías, meticulosamente arquivados pela autora. Seu discurso revela uma mulher irreverente, direta e transparente em seus conflitos, e está muitas vezes impregnado da angústia da incomunicabilidade com o Outro.

Louise se envolveu em diversos tipos de arte. Recentemente a performer Denise Stoklos apresentou uma montagem baseada no livro e em entrevistas com a autora, que inclusive gravou um vídeo e compôs um rap para a trilha do espetáculo.

Há uma obra de Louise no MAM de São Paulo. Clique aqui para ver.

Áreas de interesse: arte, mulheres, mulheres na arte, psicanálise e arte, biografias

Preço do livro na Rato: R$59,00

por Ju Almeida