26 setembro 2007

Histórias fantásticas


Histórias fantásticas
Adolfo Bioy Casares
Tradução: José Geraldo Couto
Capa dura
304 páginas; 7 ilustrações;
16 x 23 cm; 0,54 kg;
ISBN 85-7503-551-7
Publicação: set. 2006
R$ 46,00


O livro reúne catorze contos do escritor argentino Bioy Casares, publicados entre 1948 e 1969. O volume abre a série da Cosac Naify especialmente dedicadada às obras do autor.
Essas Histórias Fantásticas são permeadas de um fascínio pela cultura antiga e também por uma perplexidade diante da ciência e do comportamento moderno. Há mistérios que são tramados ao redor de referências a lendas celtas e deuses pagãos, enquanto outros contos incluem seres alienígenas e tecnologias sinistras, capazes, por exemplo, de absorver e perpetuar a alma de um ser vivo. Essas investigações e exercícios de fantasia são marcados por uma erudição que envolve o leitor, sem nunca escorregar para o exibicionismo.
A pesquisa iconográfica enriquece a edição e traz fotos selecionadas no Arquivo Nacional da Argentina e de álbuns de família.
O apêndice do livro traz ainda comentários sobre o autor e um resumo do enredo de cada conto, bem como esclarecimentos pontuais sobre referências culturais e intertextualidade. Há também uma lista das adaptações cinematográficas dos contos e uma boa bibliografia de Bioy. A obra ganhou a tradução cuidadosa e inspirada de José Geraldo Couto.