02 outubro 2009

Despedida da Rato.

Querido leitor, foi muito bom estar com você até aqui.

A Rato de Livraria sai de cena por uns tempos para ceder espaço a projetos pessoais das suas sócias.

Foram quatro anos e meio de intensa atividade com a alegria de ter levado a mais alta literatura a um número expressivo de clientes e amigos: duas mil pessoas.

Às vezes, parando pra pensar, é quase impossível acreditar que duas mil pessoas passaram pela Rato, seja nos diversos eventos literários realizados na loja, seja no dia a dia da livraria. Mas é a mais pura verdade. Cerca de dois mil clientes sempre receberam nossas notícias por email e foi com muita honra que acolhemos suas sugestões para melhorar nosso trabalho.

Nesse tempo todo, tivemos muitas felicidades, além de fazer amigos, é claro, e a principal delas foi a criação de métodos diferenciados de aproximação com os leitores, como a Feira nas Empresas, quando levamos nossas prateleiras com descontos especiais para centenas de pessoas em meio ao seu ambiente de trabalho, e o Projeto Biblioteca Corporativa, que implementou bibliotecas nas empresas com acervo sugerido pela Rato.

Para quem não teve a chance de conhecer nossa livraria ou mesmo pra quem quiser recordar bons momentos literários, basta clicar no link das fotos ao lado e navegar um pouquinho pelos inúmeros saraus temáticos, lançamentos de livros e eventos infantis da Rato.

Além dos saraus, nossa livraria inventou muita moda, como o Panelinha de Prata, que abriu espaço para a troca de ideias e experiências pessoais do público acerca da leitura dos clássicos.

Para prestigiar os autores brasileiros contemporâneos e aproximá-los do leitor, a Rato criou o Território Nacional, uma série de debates sobre a obra de cada escritor e o que eles pensam a respeito da literatura no Brasil e no mundo. Nossa livraria recebeu muita gente bacana e agradece a generosidade de todos esses autores. A lista é enorme e daria um post inteiro.

Apesar de o mercado editorial caminhar para a comoditização, e consequentemente para a globalização e unificação de marcas e de títulos de livros, em virtude dos monopólios, como a junção das Lojas Americanas e Submarino, e à chegada de estrangeiras como Fnac, ainda tivemos o prazer de encontrar profissionais nas editoras que respeitam os livros e buscam dentro do possível oferecer condições dignas para uma livraria de rua independente, como a Rato, encontrar um lugar ao sol e colocar na vitrine livros de verdade, que fazem as pessoas pensar e, quiçá, sonhar com um mundo menos cinza e plástico. Nosso agradecimento especial a esses profissionais.

E nosso eterno agradecimento a você, cliente Rato.

Paula Fábrio
Viviane Magnon

Dia 02 de outubro de 2009 - último dia de atividade da Rato de Livraria.