09 agosto 2006

Poesia na prosa

O título “Dias Raros” não poderia ser mais apropriado para o livro de contos de João Anzanello Carrascoza. São retratos das relações cotidianas, de simplicidade profunda, raiz que alimenta os dias.
Há nos contos de Carrascoza um olhar atento para paisagens de família. Uma das mais impressionantes está no conto “Umbilical”. Abdicado de pontos e parágrafos, o conto segue, como fluxo sanguíneo, pelo cordão que une mãe e filho. E as palavras, tantas, ainda que não ditas, surpreendem pela singeleza e intensidade dos pensamentos, como quando a mãe oferece o seu pão ao filho: “...e eu me sentia feliz em poder dar a ele o que eu mais queria, e vê-lo saciar a sua fome...”.
E quando aqui pensamos em família, subentendemos também um passeio às nossas memórias: o tempero, o quintal da casa da avó, por exemplo, que podemos descobrir guardados nas entrelinhas do conto “Dias Raros”. Paisagem de infância: o menino, o pomar, os passarinhos, “E seus vôos, repentinos, a cantoria, todos no tranqüilo, o menino inclusive, sãos e simples”.
Raridade é esse olhar são, para a poesia da vida.

Por Débora Tavares

Dias raros
João Carrascoza
Ed. Planeta
R$ 27,00