26 setembro 2007

A invenção de Morel



A invenção de Morel
Adolfo Bioy Casares
Tradução: Samuel Titan Jr.
Prólogo: Jorge Luis Borges
Posfácio: Otto Maria Carpeaux
Brochura
136 páginas; 1 ilustrações;
13 x 19 cm; 0,16 kg;
ISBN 85-7503-479-0
Publicação: mar. 2006
R$ 39,00

O primeiro título da coleção Prosa do Observatório - coordenada pelo escritor e crítico Davi Arrigucci Jr. - resgata um livro cultuado pela crítica internacional, figurando freqüentemente em listas dos "cem volumes fundamentais da literatura universal". O livro celebrizou o argentino Adolfo Bioy Casares (1914-99), cuja escrita foi intensamente admirada por seus compatriotas e contemporâneos Julio Cortázar e Jorge Luis Borges, que afirma no prólogo do romance: "Discuti com o autor os pormenores da trama e a reli; não me parece uma imprecisão ou uma hipérbole qualificá-la de perfeita".
Na trama, que serviu como argumento para diversos filmes, o leitor acompanha a trajetória de um homem que, condenado por motivos políticos, foge para uma ilha deserta do Pacífico conhecida por ser foco de uma epidemia letal. Lá encontra máquinas misteriosas e um grupo de turistas, que se diverte sem tomar conhecimento de sua presença. O refugiado apaixona-se por uma das mulheres do grupo e então descobre Morel, inventor de uma máquina de imagens que reproduz realidades passadas.
Autor de vasta obra, Bioy Casares recebeu prêmios internacionais como a Légion d'Honneur da França (1981) e o Prêmio Cervantes (91). Dele, esta editora irá publicar Histórias fantásticas e Diário da guerra do porco.