26 setembro 2007

Só para fumantes


Só para fumantes
Julio Ramón Ribeyro
Seleção, tradução e posfácio: Laura Janina Hosiasson
Prólogo: Alfredo Bryce Echenique
Brochura
304 páginas; 0,33 kg;
ISBN 978-85-7503-582-5
Publicação: ago. 2007
R$ 45,00

Este é o primeiro livro do peruano Julio Ramón Ribeyro (1929-1994) publicado no Brasil. Os oito contos que o compõe foram escolhidos por Laura Janina Hosiasson - que também é responsável pela tradução e pelo posfácio da edição - e são representativos de diferentes momentos da produção do autor; do seu primeiro livro Los gallinazos sin plumas (Urubus sem plumas), de 1955, até Relatos santacrucinos, de 1992.
Freqüentemente mencionado como o maior contista peruano, Ribeyro, um autor ainda a ser descoberto pela maioria dos leitores brasileiros, vai da narrativa breve e concisa, em que recupera casos familiares de tios e tias da classe média limenha, a contos que estão na fronteira com a novela, como o que dá título ao volume. Nele, o autor percorre a história de sua vida, dividindo-a conforme a marca de cigarro que fumava em cada época - sua paixão pelo tabaco acabou contribuindo para sua morte ocorrida em 1994, dias depois de receber o Prêmio Juan Rulfo pelo conjunto da obra. Pode-se encontrar, ainda, narrativas de cunho social que descrevem a vida nas periferias da América Latina.
Este é o terceiro volume da coleção Prosa do Observatório que reúne textos e ensaios fundamentais de autores hispano-americanos e brasileiros.