20 setembro 2006

Resultado do Sarau Concurso e Textos

Confira neste post o resultado e os comentários do Júri sobre os textos concorrentes.

Nas postagens mais abaixo, acompanhe os textos vencedores, e no link ao lado esquerdo veja demais textos participantes.


Vencedores Categoria Poesia

Primeiro lugar
“Cerrada”
Débora Tavares

Segundo lugar
“A paixão segundo a paixão”
Élcio Luís Roefero

Menção honrosa
“Visões”
Davi de Aragão Santos


Vencedores Categoria Prosa

Primeiro lugar
“O olho esquerdo”
Marcelo Pinotti Maluf

Segundo lugar
“Pilotos do Paraíso”
Dalton Lucas Cunha de Almeida

Menção honrosa
“Sem volta”
Mario Sergio Fioretti


Comentários gerais do Júri sobre os textos concorrentes:

Observou-se que nos textos, tanto de prosa como de poesia, houve certa recorrência de bons temas, porém faltou, na maioria dos casos, um desenvolvimento mais aprimorado das idéias.
É certo dizer que diversos trabalhos apresentaram momentos interessantes de humor. Alguns poemas, em particular, como “Lição de geometria”, demonstraram nítida excelência técnica.
A sensibilidade das idéias aliada ao amor pela poesia também teve destaque nos textos participantes, porém há uma recomendação para que linguagem e originalidade sejam mais trabalhadas daqui por diante.
Um conselho simples, repetindo o que já foi dito no domingo, é continuar escrevendo, lendo, relendo, reescrevendo. Principalmente a releitura e os “cortes” devem ser observados. Vários textos excederam-se no “discurso” e, infelizmente, faltou “poesia”.
Textos como “Barroco contraditório” e “O melhor poema do mundo” despertaram o interesse da platéia, e isso por si só já é uma boa notícia.
O Júri também destaca a importância de se atentar para o excesso de adjetivos empregados. Um bom caminho para aprimorar esse problema, bem como para evitar lugares-comuns, é observar os textos considerados clássicos da literatura e perceber sua concisão, linguagem, estilo, a organicidade da obra.
O Júri parabeniza a todos e incentiva os participantes para continuar trabalhando, burilando seus poemas, contos e crônicas, sempre nesse franco diálogo com o papel e as letras.

O Júri
Marcelino Freire, Mariana Ianelli e Vanderley Mendonça.